.

.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

XAMANISMO



A busca pela ancestralidade espirituall


 











 
Durante o passar dos séculos, as manifestações religiosas tem deixado sua marca na história universal. Um rastro de inumeráveis e incontáveis religiões, filosofias e seitas encontram-se espalhadas por todos os continentes.





 

Alguns antropólogos sugerem que a origem das religiões é de alguma forma primitiva e ou xamanica. As provas seriam múmias e inscrições rupestres encontradas em sítios que indicavam atividades de caráter espiritual ou religiosas, que remontam milhares de anos.




 
Em dias atuais, além dos indígenas que trabalham a preservação de sua cultura espiritual, há um grande número de pessoas que buscam encontrar seu Eu Superior, sua ligação com as Divindades através de cerimônias xamanicas.  





Uma verdadeira busca pela ancestralidade espiritual, que vai além das encarnações anteriores, procura uma maior integração com os elementais, com os espíritos da natureza.


 


Com o despertar da Nova Era, observa-se um verdadeiro aumento do sentimento, da percepção de presença real, da atividade extra-física e espiritual entre nós. 







Naturalmente, que a origem, ou os primeiros registros da espiritualidade no planeta, são sempre os passos iniciais a serem trilhados pelos herméticos. Resultando em contatos obrigatórios com cerimônias xamanicas e de pajelança.




 



Desde de a popularização de livros como “A Erva do Diabo” de Carlos Castaneda – nos anos 70 -, que narra as vivencias de um antropólogo, que estuda práticas xamanicas com o xamã Don Juan, dos Índios Sonoras Mexicanos, desde o sucesso do livro que o interesse pelo tema só tem crescido.  






É no xamanismo que encontramos a maior integração entre o espiritual, o humano e a natureza. 

A Terra é o corpo físico e com as sensações.
A Água é o sangue, a alma, as emoções e sentimentos.
O ar é a mente, os pensamentos e as idéias.
O fogo é o espírito, à consciência, a claridade, a inspirarão.


As práticas xamanicas ao redor do mundo são muito similares:

  1 -  Através da medicina xamanica, ervas – plantas - raízes (administradas em chás, fumo, emplastos, preparos para mascar ou comer), trabalha-se os estados Alterados de Consciência, Vôo da Alma / Êxtase, comunhão com o Grande Espírito ou o Espírito de nossos Ancestrais.


  

2 – Os praticantes do xamanismo adquirem a capacidade de viajar em espírito, os vôos mágicos, fazem isso assumindo a forma de um animal ou ave ou diretamente através daquilo a que chamaríamos de experiência fora-do-corpo. 






3 -  Os xamãs, na busca do conhecimento do Grande Espírito, fazem viagens por Mundos Paralelos, Reino dos Espíritos,  Mundos Invisíveis.
   
 






4 - O xamã é o médico, o feiticeiro, o canal de cura da tribo. Seu conhecimento do poder das plantas, pedras, dos espíritos, dos animais e de outros seres da natureza, conduzem a aldeia.
   









5 – No xamanismo, a Natureza é a fonte primeira das Divindades, ou do Grande Espírito. Por isso a devoção à Criação, Sol, Lua, Estrelas, entendendo que a presença de Deus está em tudo no Universo.
  

 6 – Além das Ervas, a dança e música também induz aos Estados Alterados de Consciência através de tambores, maracás, flautas e outros instrumentos de sopro, mantras sonoros e técnicas de respiração. 






7  – Outra curiosidade é a busca do Animal do Poder, uma interessante relação entre os animais selvagens e a alma humana, quando a relação homem/animal ajuda na integração com a espiritualidade.

  





























 








   8 – Cerimônia do Temazcal – a tenda do suor, diante do calor extremo, provocado por pedras quentes retiradas da fogueira ritual, depois colocadas dentro da tenda e a porta fechada. Cada cultura, cada povo tem seu formato de cerimônia, que em geral são compostas de musicas, dança, administração de medicinas xamanicas (os famosos chás e fumos rituais), as   orações, as defumações, tudo divididos em etapas (geralmente chamadas de portas), quando mais pedras quentes são retiradas da fogueira adicionadas a tenda. Diante deste calor extremo, alcança-se a realização de uma purificação física e espiritual. São relatados vivencias incríveis acontecidas durante a cerimônia, visualizações de vidas passadas, renascimentos, visões de futuro, revelações do animal de poder,  contato com elementais e espíritos da natureza.    


 


Nos últimos anos, muitos médiuns tem recebido informações espirituais de povos ancestrais, uma chamada a um re-encontro com a ancestralidade, um estímulo para atenção especial ao xamanismo. E mesmo durante as cerimônias xamanicas, muitas revelações espirituais são recebidas até mesmo por iniciantes nas práticas.


Busque você também maior integração com a natureza e a espiritualidade através do estudo do xamanismo, encontre sua relação com a ancestralidade.


Por Antônio Cazão (Xamã Búfalo Branco).










Nenhum comentário:

Postar um comentário